Guarujá Previdência adere à campanha ‘Novembro Azul’

Autarquia se veste de azul para ajudar a conscientizar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas

Jeferson Peres

A equipe da Guarujá Previdência vestiu a camisa do 'Novembro Azul'

A equipe da Guarujá Previdência vestiu a camisa do ‘Novembro Azul’

Novembro é o mês de falar sobre uma das doenças que mais mata no Brasil e no Mundo: o câncer de próstata. Para quem não conhece, a próstata é uma glândula masculina. Sua função é produzir substâncias que ajudam a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozoides.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) projetam para 2016 o surgimento de 61.200 novos casos desse tipo de câncer, ou seja, 62 casos para cada 100.000 brasileiros. É o tipo de tumor maligno que mais acomete os homens depois do câncer de pele.

Apesar do número crescente de novos casos, a mortalidade desse tipo de câncer tem diminuído no país, graças principalmente ao diagnóstico precoce (através do toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico ou PSA) e ao aperfeiçoamento das formas de tratamento.

Novembro Azul Novembro Azul: a campanha – que começou em 2003 na Austrália – serve para conscientizar sobre o câncer de próstata e outras doenças masculinas.

“Todo homem a partir dos 50 anos de idade deve fazer o exame de toque associado ao PSA. Homens com casos de câncer de próstata na família ou que são da raça negra devem fazer o exame anualmente a partir dos 45 anos de idade”, diz o Dr. André Luiz Farinhas Tomé, porta-voz da campanha “Novembro Azul” da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia).

Segundo o médico, o maior inimigo do combate ao câncer de próstata é o preconceito. “Cada vez mais esse tabu tem caído. Mas muitos homens ainda deixam de fazer os exames por terem uma ideia confusa com relação ao exame de toque”.

“Hoje, se descoberto no início, na fase de doença localizada, a chance de cura é de quase 100%. Por isso é importante a prevenção”, fala o urologista.

Por estas razões que é tão importante vestir a camisa e falar sobre o tema. E a Guarujá Previdência entrou nessa campanha. Servidor, previna-se!

 

 

Desenvolvido por Trilogic